Saúde

Janeiro Roxo: Teresina registrou 311 novos casos de hanseníase em 2019 e FMS promove semana de prevenção

A semana de combate à hanseníase levará palestras e exames de detecção da doença para a população. O Dia D da campanha de prevenção acontece no dia 1º de fevereiro.

.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove a partir desta sexta-feira (24) uma semana de combate e prevenção da hanseníase. De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, Teresina registrou 311 novos casos da doença em 2019, representando uma redução de 11% em relação ao ano de 2018.

De acordo com Kelsen Eulálio, infectologista da FMS, a programação especial vai ocorrer durante toda a semana em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, além do Dia D em 1° de fevereiro.

“A hanseníase é uma doença que afeta a pele e os nervos, e as principais complicações da doença acontecem justamente quando o sistema nervoso é comprometido. Então o diagnóstico e tratamento precoce são importantes, pois a primeira dose do tratamento já reduz em 90% a carga de bacilos”, informou o infectologista.

Segundo o infectologista, a transmissão da doença acontece pela via respiratória.

“Quando o indivíduo tem a doença e fala, tosse ou espirra sem ter iniciado o tratamento ele pode transmitir a doença. E as pessoas que convivem no domicílio, principalmente, são as que têm o maior risco de se contaminar”, explicou.

,

A programação especial vai ocorrer durante toda a semana. Entre as atividades, vão acontecer em todas as zonas da capital ações educativas e avaliação clínica da população que convive ou conviveu diretamente com pessoas infectadas pela doença.

Confira a programação:

-24/01 (Sexta-feira): Avaliação de contatos de Hanseníase – 2ª etapa
Horário: de 8 as 12h
Local: UBS Redonda

-29/01 (Quarta-feira): Avaliação de contatos de Hanseníase - 2ª etapa
Horário: de 8 as 12h
Local: UBS Maria de Jesus Carvalho Porto Alegre

-31/01 (Sexta-feira): Panfletagem no Shopping da Cidade
Horário: 9 as 12 h
Orientação à população sobre Hanseníase, por meio de distribuição de folders .

-01/02 (Sábado): Mutirão de Manchas de Pele .
Horário: 08 as 13h
Região Centro/Norte: UBS Poty Velho
Região Sudeste: UBS Reginaldo Castro/Renascença
Região Leste: Ambulatório do Hospital Do Satélite
Região Sul: Ambulatório do Hospital Geral do Promorar

*Glayson Costa, estagiário sob supervisão de Maria Romero.

Fonte: Por Glayson Costa* e Murilo Lucena, G1 PI


Secretária de Saúde de Alto Longá realiza ação na comunidade Chico Antônio

A Secretária de Saúde de Alto Longá realizou visita ao posto de atendimento na comunidade Chico Antônio na manhã deste sábado (03/08), valorizando as pessoas e aproximando-as aos serviços e ações ofertados pela saúde, evidenciando o compromisso e respeito do prefeito Henrique César com as atividades importantes da saúde no município.

.

.

.
FONTE: 180 GRAUS